Museu do Semiárido divulga programação da Semana Nacional de Museus

MISA comemora Dia dos Museus e seu aniversário de dois anos

O Museu Interativo do Semiárido (MISA), localizado no campus da UFCG em Campina Grande, realiza na próxima semana, de 18 a 22, uma vasta programação alusiva às comemorações da Semana Nacional de Museus, que este ano enfoca o tema Museus e Turismo.

Durante toda a semana o MISA estará com visitações, apresentações artísticas e realização de oficinas e exibição de filmes, totalmente gratuitos. O evento é uma realização do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) através do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (Peasa), e Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, com apoio do INSA – Instituto Nacional do Semiárido, São Braz , Leite Cariri, Iane Indústria Alimentícia, Perilima Sordas, Impressos Adilson e Kromme.

Este ano, o MISA, juntamente com os outros museus de Campina Grande, deu prioridade a um público mais voltado a pessoas especiais, da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, grupos da 3ª Idade, internos da Clínica Dr. Maia, bem como alunos de escolas da rede municipal de ensino e de creches.

A programação tem início na próxima segunda, 18, Dia dos Museus, com visitações e exibição de filmes pela manhã e tarde, com alunos da Creche da UFCG. O MISA reservou a manhã da terça, 19, para comemorar o aniversário de dois anos de existência com apresentação da banda de Pífanos da 3ª Idade da Prefeitura Municipal de Campina Grande e um grupo de flautas da Escola de Música de São João do Cariri.

Nesta manhã, o museu receberá a visita de grupos da 3ª idade e pescadores da Comunidade Boqueirão do Cais, município de Cuité. À tarde o MISA será visitado por um grupo da Apae de Campina Grande.

Na quarta-feira, 20, será a vez dos alunos da Escola Municipal Promoção Humana e do PETI participarem das atividades do museu, e à noite haverá uma programação especial no Cinemisa. Será exibido o curta Malassombrado, de Rômulo Azevedo, gênero ficção, premiado no Comunicurtas 2008 (melhor filme, melhor diretor e melhor ator); e Terra Erma, do cineasta Elton Paulino, vencedor do 4º Cineport. Após a exibição será realizado um debate com os diretores dos filmes e o público.

A quinta-feira, 21, está reservada às oficinas de Grafismo – Traços do Semiárido, ministrada pelo artista Jorge Elô, de Campina Grande, e de Machê – A arte do Semiárido em papel, ministrada pelo artista plástico Zito Júnior, de Sumé. As inscrições são gratuitas. A programação encerra na sexta, 22, com visitação de alunos de escolas públicas e pacientes da Clínica Dr. Maia.

Mais informações no (83) 3310 1591 ou na página do MISA (www.museusemiarido.org.br).

(Helda Suene - Asscom Peasa_Misa/UFCG)

Data: 15/05/2009