MISA comemora dois anos com festa e cultura

Evento faz parte da programação da Semana Nacional de Museus

Realizadas na manhã de hoje (19) as comemorações de dois anos do Museu Interativo do Semiárido (Misa), com apresentações culturais, visitações e exibição de vídeos. O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Museus, iniciada ontem e que se estenderá no Misa até a próxima sexta-feira (22).

A data de aniversário foi comemorada com a apresentação da banda de Pífanos da 3ª Idade da Prefeitura Municipal de Campina Grande e um grupo de flautas da Escola de Música de São João do Cariri. Nesta manhã, o museu recebeu a visita de grupos da 3ª idade e pescadores da Comunidade Boqueirão do Cais, município de Cuité. Todos se reuniram num momento de muita alegria e animação no pátio de entrada do museu ao som de músicas sertanejas.  À tarde o MISA foi visitado por um grupo da Apae de Campina Grande.

Durante toda a semana o MISA estará com visitações, apresentações artísticas e realização de oficinas e exibição de filmes, totalmente gratuitos. O evento é uma realização do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Universidade Federal de Campina Grande, através do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido, e Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, com apoio do INSA – Instituto Nacional do Semiárido, São Braz, Leite Cariri, Iane Indústria Alimentícia, Perilima Sordas, Impressos Adilson e Kromme.

Este ano, o MISA, juntamente com os outros museus de Campina Grande, deu prioridade a um público mais voltado a pessoas especiais, da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, grupos da 3ª Idade, internos da Clínica Dr. Maia, bem como alunos de escolas da rede municipal de ensino e de creches.

Na quarta-feira (20), será a vez dos alunos da Escola Municipal Promoção Humana e do PETI participarem das atividades do museu, e à noite haverá uma programação especial no Cinemisa. Será exibido o curta Malassombrado, de Rômulo Azevedo, gênero ficção, premiado no Comunicurtas 2008 (melhor filme, melhor diretor e melhor ator); e Terra Erma, do cineasta Elton Paulino, vencedor do 4º Cineport. Após a exibição será realizado um debate com os diretores dos filmes e o público.

A quinta-feira (21) está reservada às oficinas de Grafismo – Traços do Semiárido, ministrada pelo artista Jorge Elô, de Campina Grande, e de Machê – A arte do Semiárido em papel, ministrada pelo artista plástico Zito Júnior, de Sumé. As inscrições são gratuitas. A programação encerra na sexta (22) com visitação de alunos de escolas públicas e pacientes da Clínica Dr. Maia. Mais informações no (83) 3310 1591 ou na página do MISA (www.museusemiarido.org.br).

(Helda Suene - Asscom Peasa_Misa/UFCG)

Data: 20/05/2009