Empresa americana escolhe professor da UFCG para ministrar workshop no RS

A Cadence é uma das líderes mundiais em software de automação de projetos de circuito

Durante toda esta semana o professor do Departamento de Sistemas de Computação da UFCG e coordenador do projeto Brazil IP, Elmar Uwe Kurt Melcher ministra workshop sobre SystemVerilog Design no Centro de Treinamento da UFRGS em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O curso faz parte dos treinamentos oferecidos periodicamente pela empresa americana Cadence Design Systems no país em parceria com o governo federal através do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O treinamento tem como público alvo profissionais e estudantes que atuam em todas as etapas do projeto de Circuitos Integrados (CIs). Nesta área a linguagem SystemVerilog é muito importante, pois é utilizada por profissionais para descrição de hardware e verificação funcional de sistemas digitais.

Na primeira etapa dos treinamentos a Cadence, uma das líderes mundiais em software de automação de projetos de circuitos, trouxe para ministrar os cursos instrutores em grande maioria do Vale de Silício nos Estados Unidos. E nesta segunda etapa os cursos são ministrados por instrutores brasileiros previamente submetidos a um exame de certificação pela empresa.

”O fato da Cadence ter escolhido um de seus instrutores dentre os professores da Universidade Federal de Campina Grande mostra o reconhecimento, em âmbito nacional e internacional, da liderança exercida pela UFCG na área de projetos de hardware digital” – explicou Elmar.

Nos treinamentos os instrutores usam o mesmo material de suporte (para aula expositiva e para laboratório) que a empresa Cadence usa em todos cursos oferecidos por ela em qualquer lugar do mundo. Este material, pelo valor comercial que representa, foi adquirido mediante um considerável esforço financeiro por parte do MCT. Isso se justifica pela importância estratégica que o governo federal dá ao desenvolvimento do setor de Microeletrônica no país. Estes investimentos estão ocorrendo através de diversas ações que vão desde o fomento ao desenvolvimento de projetos de sistemas integrados por empresas nacionais e a atração de empresas transnacionais de desenvolvimento de Circuitos Integrados (CI).

Objetivando criar no país uma quantidade maior de Design Houses, empresas responsáveis pela elaboração do projeto de CIs. Que são microcomponentes que reúnem funções analógicas e digitais e por isso utilizados largamente na fabricação de equipamentos de informática, telecomunicações, eletrônica e em diversas aplicações em outros setores industriais.

Além da UFCG, Elmar representa no evento o Brazil IP, projeto encomendado pelo MCT que surgiu em 2001 como um consórcio de laboratórios e universidades brasileiras para produção, estruturação e confecção de CIs, circuitos VLSI e IP Cores. Na época foi definido que cada universidade participante do projeto desenvolveria um circuito integrado específico, cabendo à Unicamp de São Paulo o decodificador de áudio MP3, à UFPE de Pernambuco a unidade de processamento dedicado 8051 e à UFCG de Campina Grande o componente considerado o mais complexo de todo o sistema: o decodificador de vídeo MPEG-4. Chip que consolidou o Brazil IP e conseguiu colocar o Brasil hoje entre o seleto grupo de países capazes de projetar Circuitos Integrados.

(Eufrásia Ribeiro - Assessora de Imprensa do LAD/UFCG)

Data: 20/05/2009