UFCG recebe novos equipamentos para pesquisa espacial

Observatórios móveis foram instalados em Cajazeiras e São João do Cariri

Dois modernos equipamentos de pesquisa espacial foram instalados, esta semana, em laboratórios da UFCG situados no Sertão da Paraíba. “São observatórios móveis que tornarão o nosso Observatório de Luminescência Atmosférica da Paraíba (OLAP) um dos mais completos para pesquisa em Física Espacial”, afirma o pesquisador Amauri Fragoso, da Unidade Acadêmica de Física da UFCG.

A instalação dos equipamentos - no campus Cajazeiras e no OLAP, localizado na cidade de São João do Cariri - ficou a cargo dos pesquisadores americanos Jonathan Makela e Peter Hedlund, da University of Illinois, John W. Meriwether e Greg Twork, da Clemson University, além de Hisao Takahashi, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), cujas instituições mantêm cooperação científica com o OLAP.

“Sem sombra de dúvidas, esta colaboração é do interesse da UFCG e com certeza trará bons resultados para o nosso grupo de pesquisa e consequentemente para nossa universidade”, disse Fragoso. A pesquisa em Luminescência Atmosférica na Unidade Acadêmica de Física (UAF) da UFCG teve início em novembro de 1997 quando da instalação do OLAP na Estação Experimental da UFCG, em São João do Cariri.

O coordenador do OLAP, Ricardo Buriti, destaca a ajuda do pessoal do campus Cajazeiras para o sucesso da instalação dos novos equipamentos. “Aproveito este espaço para agradecer a todos e principalmente ao diretor do CFP, professor Fábio de Freitas Pereira”.

Esta rede de equipamentos comporá também uma parcela do programa Living with a Star (Vivendo com uma estrela) da NASA e da campanha SPREADfex. Os objetivos são investigar a possibilidade de ondas de gravidade serem uma fonte de irregularidades ionosféricas e bolhas de plasma, através da excitação da instabilidade Rayleigh-Taylor; e estudar os efeitos de perturbações da densidade neutra da mesosfera causadas especificamente por ondas de gravidade.

Esta campanha científica, planejada para este ano, estará sendo realizada no Brasil e visa à observação simultânea de ondas de gravidade e irregularidades ionosféricas, e faz parte de um esforço multinacional envolvendo pesquisadores dos grupos de Luminescência Atmosférica (AEROLUME/UFCG e Lume/INPE), Ionosfera (Iono/INPE), pesquisadores da Utah State University (USU), da Colorado Research Associates/Northwest Research Associates (CoRA/NWRA, da University of Illinois (USA), da Clemson University (USA) e de várias outras instituições americanas às quais estão afiliados pesquisadores com instrumentos a bordo dos satélites GUVI/TIMED, SUSSI/DMSP e ISSUAL/ROCSAT-2.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG, com dados de Amauri Fragoso)

Data: 21/05/2009