Pesquisadora francesa profere palestra na UFCG

Evento acontece na próxima quarta, 27, no campus Campina Grande

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFCG) promove na próxima quarta, dia 27, a partir das 17h, na Sala 206 - Bloco BZ, no campus Campina Grande, a palestra Formação e aprendizagens para o desenvolvimento territorial: olhares cruzados entre economia do conhecimento e ciências de gestão. Reflexão a partir de uma experiência de Universidade Camponesa no Brasil, que será proferida pela professora doutora Emilie Coudel.

O tema da palestra é resultado da tese de doutorado defendida por Coudel, na Universidade de Montpellier - França, e propõe efetuar uma reflexão sobre a maneira de acompanhar atores para inserir-lhes na governança territorial, a partir de uma experiência de formação original - uma Universidade Camponesa que se desenrolou no Nordeste do Brasil de 2003 a 2006. "A nossa hipótese central é que para ter um impacto no desenvolvimento territorial, um processo de acompanhamento deve se preocupar em reforçar ao mesmo tempo o capital humano, o capital social e o capital institucional dos atores implicados", disse a francesa.

"Para avaliar esta diversidade de aprendizagens, desenvolvemos uma metodologia específica, combinando entrevistas, diagrama de avaliação das competências, mapas cognitivos das redes de inserção e um jogo de cartas sobre as representações do desenvolvimento agrícola. Estes diferentes métodos nos permitiram medir de maneira precisa as aprendizagens realizadas", acrescentou.

A palestra é aberta ao público em geral, mas especialmente destinada aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFCG.

(Franz Mikhailovitch  - Assessor de Imprensa do CH/UFCG)

Data: 25/05/2009