Curso de Letras da UFCG comemora 30 anos

Programação especial acontece na próxima quarta no Centro de Extensão

A Unidade Acadêmica de Letras (UAL), do Centro de Humanidades da UFCG, em reunião extraordinária que acontece na próxima quarta-feira, dia 3, às 14h30min, no auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus Campina Grande, vai celebrar os 30 anos de existência do curso de Letras e os 20 anos do Departamento de Letras (hoje UAL/UFCG).

Durante a programação será feito um breve histórico do Departamento e a apresentação de um esquete, produzido e interpretado por alunos de Letras, sobre o cotidiano do curso. Haverá ainda a exibição de um vídeo com depoimentos de ex-professores e de professores atuais sobre a importância de Letras na sua vida profissional e pessoal.

O evento vai marcar também o relançamento do folhetim O Coruja. Exposição de painéis com os projetos desenvolvidos pela UAL (PROLICEN, PROBEX, PIBIC, PIBIAC, Monitoria, PET), apresentação musical e sorteio de livros também constam da programação.

De acordo com a professora Maria Auxiliadora Bezerra, coordenadora do evento, o curso de Letras da UFCG, ao longo desses trinta anos, "vem contribuindo para a formação de professores de língua portuguesa, inglesa, francesa e suas respectivas literaturas, que atuam em nossa cidade e outras regiões, como também para a formação inicial de pesquisadores na área de línguas e literatura".

Auxiliadora destacou a atuação da UAL na extensão universitária, através dos cursos de inglês, francês, espanhol e alemão, que são oferecidos aos alunos universitários e à comunidade em geral, como também o curso de português para estrangeiros que residem em Campina Grande, mas que ainda não falam o nosso idioma.

A coordenadora disse, ainda, que a UAL enviou convite aos ex-professores e ex-funcionários, assim como entrou em contato com um grande número de ex-alunos, para participarem da homenagem que será prestada a todos que fizeram e fazem a UAL. "Considerando a importância do trabalho realizado pelos ex-docentes, ex-funcionários e pelos atuais, para a formação de futuros professores, a UAL torna público o valor desse trabalho", finalizou.

Letras na UFCG: 30 anos

Em 1979, o reitor da UFPB, Lynaldo Cavalcanti, com o objetivo de ampliar e interiorizar a universidade, propôs a criação de cursos de licenciatura no então Campus II da UFPB (Campina Grande), ideia que foi aceita pelo grupo de professores que trabalhavam com português, inglês e francês, no ciclo básico dos cursos de engenharia, economia e sociologia. Entre esses professores estavam Digelma Ribeiro Victor, Yara Macedo Lira, Albanita Guerra Araújo, Jacinto Neves e Hilma Maria Loureiro, que aceitaram o desafio e elaboraram o projeto do curso de licenciatura em Letras, com habilitações em língua vernácula, em língua inglesa e em língua francesa e sua respectivas literaturas.

Aprovada a criação do curso (que era apenas diurno), seu primeiro vestibular ocorreu em 1980 e sua primeira turma se formou em 1983. De sua criação até hoje, o curso se consolidou, ampliou suas vagas (hoje são oferecidas 80) e passou a ser oferecido também no turno noturno.

Além da licenciatura em Letras, foram também criadas as de Pedagogia, História e Ciências Sociais. Com o aumento de professores na área das ciências humanas, foi criado, no início da década de 80, o Departamento de Educação e Humanidades (DEH), pertencente ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) - único centro que havia no campus II, além do CCBS. O DEH congregou professores das áreas de letras, educação, história e artes. A primeira chefia coube à profa. Digelma Ribeiro Victor.

Em 1989, devido ao grande número de professores que compunha o departamento, o DEH foi desmembrado, e criou-se o departamento de Letras (DL), o departamento de Educação, além de outros. Foram chefes do DL os professores Alzir Oliveira, Nirelda Ponce de Leon, Maria Salete Carolino, José Hélder Pinheiro, Euda Cordeiro, e hoje, temos a coordenação administrativa nas mãos da profa. Maria Santana Meira Ramos.

Desde sua criação, os professores do DL têm se empenhado em dar uma formação aos estudantes que envolva domínio dos conhecimentos específicos da área (língua, literatura e ensino)  e iniciação à pesquisa. Essa preocupação continua na UAL, que criou o programa de pós-graduação em Linguagem e Ensino, com o objetivo de formar pesquisadores envolvidos com os temas de lingua e literatura associados ao ensino.

(Franz Mikhailovitch - Assessor de Imprensa do CH/UFCG)

Data: 01/06/2009