Manifestação em Cuité reivindica pavimentação do acesso ao campus da UFCG

Cerca de mil pessoas percorreram as principais ruas da cidade em passeata que terminou num ato público.

Em passeata realizada na manhã de quarta-feira, 3, no município de Cuité, professores, funcionários, alunos do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG reivindicaram a implantação de iluminação e pavimentação na via que dá acesso ao campus. A manifestação, que contou com cerca de mil pessoas, percorreu as principais ruas da cidade e terminou em ato público na Praça Cláudio Gervásio Furtado.

A obra de pavimentação e terraplanagem do acesso ao CES é de responsabilidade do governo estadual e devido à mudança de governantes ainda não foi iniciada. Desde 2006, ano de implantação do CES, espera-se pela conclusão da obra. “Nossa solicitação é justa, pois há dificuldades de tráfego, tanto em períodos de estiagem como nas épocas de chuvas, ora pelas pedras ora pela lama, e ainda há a nossa preocupação em zelar pela integridade daqueles que se utilizam deste acesso”, afirmou o diretor do CES, Ramilton Marinho Costa.

A comunidade acadêmica está confiante no atendimento das solicitações realizadas no manifesto. “É muito importante para nós, estudantes, que a pavimentação e a iluminação da ladeira sejam realizadas o mais rápido possível, para melhorar nossa acessibilidade à universidade”, declarou a aluna do curso de Biologia, Géssica Laize Gomes.

No governo anterior, havia sido expedida uma ordem de serviço para o início das obras, orçada em R$ 400 mil, referente a 700 metros de pavimentação e iluminação. “O CES já instalou uma rede de iluminação provisória e designou vigias para realizar rondas, com o intuito de prevenir acidentes e assaltos, principalmente aos alunos do turno noturno”, disse Ramilton.

(Luciana Macedo - CES/UFCG)

Data: 04/06/2009