HP classifica UFCG como Centro de Excelência em Pesquisa e Desenvolvimento

Artigos desenvolvidos por alunos da instituição foram premiados nos EUA

O Laboratório da Hewlett-Packard (HP Labs) classificou a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como um Centro de Excelência Mundial em Pesquisa e Desenvolvimento em gerência de Tecnologia de Informática. A instituição tem participado regularmente dos eventos internacionais sobre o assunto, promovidos anualmente pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e se destacado pelos trabalhos apresentados.

Nesta semana, durante o IFIP/IEEE International Workshop on BDIM, evento que acontece até esta sexta, 5, junto com o Integrated Network Management 2009, em Nova York,  Estados Unidos,  dois trabalhos do Centro de Engenharia Elétrica e Informática  (CEEI) conquistaram os dois primeiros lugares pela importância tecnológica. A UFCG teve três artigos técnicos aceitos para apresentação no BDIM 2009, o que significa, cerca de 30% do total de artigos apresentados no evento.

Os dois artigos que ganharam o prêmio Best Paper Award são co-autorias de alunos de doutorado da Coordenação de Pós Graduação em Informática (COPIN), apoiados pela HP. O primeiro lugar foi desenvolvido no âmbito do projeto Bottom Line, por José Augusto Oliveira Neto, e o segundo, por Álvaro Vinícius de Souza Coelho, que está inserido no projeto Hybrid Clouds.

Para o diretor do CEEI, Wellington Santos Mota, o título de Centro de Excelência Mundial em Pesquisa e Desenvolvimento e a premiação dos estudantes reforçam o reconhecimento que a UFCG vem adquirindo constantemente com seus projetos pesquisa. E, também pela sua contribuição na área do desenvolvimento tecnológico para o país e o mundo.

O IEEE

O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) é uma organização profissional sem fins lucrativos, fundada nos Estados Unidos, sendo a maior (em número de sócios) organização nessa modalidade no mundo. O Instituto tem filiais em muitas partes do mundo. Seus sócios são engenheiros eletricistas, engenheiros da computação, cientistas da computação, profissionais de telecomunicações, entre outros. A entidade tem como meta promover conhecimento no campo da engenharia elétrica, eletrônica e computação e um de seus papéis mais importantes é o estabelecimento de padrões para formatos de computadores e dispositivos.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 04/06/2009