Novo Enem será usado por 42 universidades em 2009 e 2010

Segundo informações do MEC, até as 9h30 desta terça-feira, dia 16, o número de inscritos era de 231 mil

Das 55 universidades federais, 42 já decidiram usar o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seus processos seletivos deste ano e do próximo. O prazo de inscrições para o exame de outubro começou nesta segunda-feira, dia 15, e vai até 17 de julho. Até as 9h30 desta terça-feira, 16, o número de inscritos era de 231 mil.

Ainda em fase de criação, as universidades federais da Integração Latino-Americana (Unila), da Integração Amazônica (Uniam), Luso-Afro-Brasileira (Unilab) e da Fronteira Sul (UFFS) também adotarão o exame para o ingresso dos estudantes, assim que se tornarem realidade - os projetos de lei de instalação tramitam no Congresso Nacional.

Cada universidade optou por uma entre quatro possibilidades de adoção do novo Enem no processo seletivo - como fase única; como primeira fase; em combinação com o vestibular ou como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

Com provas baseadas mais no raciocínio lógico e menos na memorização, o novo processo pretende democratizar as oportunidades de acesso às vagas na educação superior federal, possibilitar a mobilidade acadêmica - intercâmbio de estudantes e professores entre universidades - e estimular a reestruturação dos currículos do ensino médio.

Os estudantes interessados em participar do exame deste ano devem fazer a inscrição na página eletrônica do Enem. A taxa é de R$ 35, com isenção para alunos de escolas públicas e estudantes que comprovem renda insuficiente.

(Assessoria de Comunicação do MEC)

Data: 16/06/2009