Projeto Aeronave Silenciosa oferece bolsas de pós

Há vagas nas áreas de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Aeronáutica

O Projeto Aeronave Silenciosa, coordenado pela POLI/USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), oferece bolsas para mestrado, doutorado e pós-doutorado. Há oportunidades para estudantes de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Engenharia Aeronáutica. Interessados têm até 30 de junho para enviar currículo e histórico escolar para o e-mail ivonemar@usp.br, aos cuidados de Ivone Margarido.

Os selecionados terão a oportunidade de trabalhar em pesquisa tecnológica com aplicações práticas e na investigação de problemas científicos de ponta. O Projeto Aeronave Silenciosa terá investimentos totais de R$ 11 milhões.

Com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), o projeto visa o desenvolvimento de tecnologia nacional para fabricar aviões com nível reduzido de ruído. Estão envolvidas na iniciativa outras quatro instituições: Escola de Engenharia de São Carlos da USP, UnB (Universidade de Brasília), UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

A Embraer financiará parte das bolsas por meio de convênios com fundações, que atuarão junto a cada uma das instituições ligadas ao projeto, para gerenciar a contrapartida dada pela empresa. Outra parcela das bolsas será concedida pela Fapesp e por outras agências de fomento.

(Portal Universia)

Data: 16/06/2009