UFCG deve ampliar cooperação científica com a França

Dirigentes de diversas instituições de ensino e pesquisa receberam o reitor Thompson Mariz em audiência

De volta da França, onde esteve por uma semana visitando universidades e institutos de pesquisas, o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, fez um rápido balanço sobre a missão de cooperação científica. O estreitamento e o reforço dos laços já existentes, a ampliação e criação de convênios que possibilitem maior intercâmbio entre os pesquisadores e a interação entre as pesquisas também foram tratados com os dirigentes franceses.

Em Lyon, Mariz foi recebido em audiência pelo diretor-científico do Centro de cooperação internacional em pesquisa agronômica para o desenvolvimento (Cirad), Patrick Caron, pela vice-presidente do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas (Insa), Marie-Pierre Favre, e o diretor de Estudo Ibero-latino-americano, Enrique Sanches Albarracin.

Em Grenoble, o reitor da UFCG foi recebido pelo vice-presidente do Instituto Técnico de Grenople (INPG), Jean-luc koning, e o chefe de relações internacionais, Lauret Lefevre. Em Paris, audiências com o chefe de Relações Internacionais da Telecom Paris Tech, Jean-François Naviner, e o diretor do Departamento de Comunicação e Eletrônica, Bruno Thedrez. Mariz também esteve na Universidade de Paris 6.

Além de assinaturas de convênios e visita aos projetos que a UFCG participa como co-autora ou colaboradora, o reitor discutiu proposta de ampliação da dupla-titulação e de doutorados sanduíches, onde, normalmente, o doutorando passa a fase inicial no Brasil, a segunda no exterior (na maioria das vezes, um ano), e retorna para a defesa da tese..

Acompanharam o reitor na missão de cooperação científica à França, os professores Vicemário Simões, pró-reitor de Ensino, e Michel Fossy, assessor internacional.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 18/06/2009