Instituto participa de combate à degradação ambiental na Paraíba

Ações acontecem na Praia de Jacarapé, em João Pessoa

Com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, a Associação de Moradores, Pescadores e Amigos da Praia de Jacarapé, em João Pessoa, tenta combater o problema da degradação ambiental causada pelo homem.

Entre as atividades da associação estão o replantio da flora de mangue, a reutilização de pneus velhos em barreiras de contenção em manguezais e áreas de risco, arborização da estrada de acesso à praia, coleta de lixo, cursos e campanhas.

Um dos cursos ministrados pelo instituto, como apoio às iniciativas da associação, está o de produção de sabão, a partir da reciclagem de óleo de cozinha. “Com a produção artesanal do sabão, além de evitar o desperdício de óleo e a agressão ao meio ambiente, pode-se obter renda extra ou, simplesmente, economizar dinheiro”, destaca a professora Claudiana Leal.

De acordo com o presidente da associação, João Lobo, a parceria entre instituto e associação ocorre há mais de quatro anos. “Desde o início, o trabalho é desenvolvido por professores e alunos do curso de tecnologia ambiental, que orientam projetos, dão aulas de campo e promovem pesquisas”, destaca Lobo.

A associação mantém ainda uma campanha educativa sobre a pesca de caranguejos. “O objetivo é evitar a pesca predatória”, diz Lobo.

(Assessoria de Imprensa da Setec)

Data: 19/06/2009