Jornada Paraibana de Ultrassonografia recebe trabalhos até domingo

Evento acontece nos dias 17 e 18 de julho, em Campina Grande

Professores e estudantes dos cursos de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) têm até o próximo domingo, 5 de julho, para inscreverem trabalhos científicos na II Jornada Paraibana de Ultrassonografia e no I Encontro de Clínicos e Ultrassonografistas da Paraíba. O evento acontecerá nos dias 17 e 18 de julho, no Centro de Convenções Raymundo Asfóra, em Campina Grande.

Em forma de pôsteres, os trabalhos devem ser entregues na Sociedade Médica de Campina Grande no mesmo prazo, dia 5 de julho, para que as coordenações dos eventos planejem o espaço da exposição. Outras informações pelo telefone (83) 3321.2706 ou e-mail amcg@ig.com.br.

Na programação dos eventos, dentre outros temas, estão conferências e debates sobre a hipertensão na gestação, aterosclerose das artérias carotídeas, síndrome do túnel do carpo, translucência nucal no risco de cromossomopatias e ecográfica das massas pélvicas.

Ultrassonografia

A ultrassonografia, ou ecografia, é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo. Permitindo também se conhecer o sentido e a velocidade de fluxos sanguíneos.

Um dos métodos de diagnóstico por imagem mais versátil e de aplicação relativamente simples, e com baixo custo operacional, a Ultrassonografia - por não utilizar radiação ionizante, como na radiografia e na tomografia computadorizada - é inócua e ideal para avaliar gestantes e mulheres em idade procriativa.

Veja a programação.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 29/06/2009