Banco de dados virtual facilita troca de conhecimento entre professores

Recurso pode também reduzir os custos anuais com a elaboração e produção de material novo

A partir de julho os professores da Universidade Aberta do Brasil (UAB) poderão acessar materiais didáticos produzidos por colegas de todo o país. Um banco de dados virtual vai agregar o conteúdo desenvolvido em cada uma das 74 instituições públicas de ensino superior integrantes da UAB, programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem o objetivo de formar professores para a educação básica.

Na prática, o banco vai possibilitar que os professores de todas as partes do Brasil, vinculados ao sistema UAB, criem cursos mais completos, com base em diversas metodologias. O recurso pode também reduzir os custos anuais com a elaboração e produção de material novo, uma vez que os existentes podem suprir a demanda.

Para que os materiais possam circular respeitando os direitos de autor, a UAB faz uma campanha nas instituições. Atualmente, o intercâmbio é feito diretamente entre os interessados, mediante requisição. "Pedimos aos autores que assinem autorização permitindo o uso do material", explica Liliane Ferreira, da coordenação de Articulação Acadêmica da Diretoria de Educação a Distância da Capes. "Dessa forma, os itens poderão ser compartilhados, mas com restrições que protegem a propriedade intelectual", diz Liliane.

Livros

Além do material próprio, os polos da UAB vão contar com cerca de um milhão de livros até o fim de 2009, o que representa investimento de cerca de R$ 52 milhões.

A seleção das obras é feita pelos cursos, que enviam as relações de títulos às instituições designadas para reunir os pedidos e encaminhá-los à UAB. Há uma instituição cadastrada por região do país.

Para enriquecer os acervos, a Capes e a Fundação Alexandre Gusmão (Funag) firmaram acordo de doação de livros. A Funag elabora uma relação com as obras que publica e a envia para a UAB, que seleciona as mais interessantes para os cursos.

Outros recursos complementam o acesso a leituras especializadas. "Incentivamos o acesso ao Portal de Periódicos da Capes, como uma forma de aumentar as possibilidades de consultas bibliográficas para os alunos", observa Liliane.

(Capes)

Data: 29/06/2009