Universia apresenta diversas oportunidades de estudo

Confira cerca de 60 programas de bolsas em países europeus

A Europa é o destino de muitos estudantes, pesquisadores e professores brasileiros que pretendem complementar a formação. As possibilidades estão espalhadas por mais de quatro mil instituições de Ensino Superior, desde universidades de pesquisas de ponta até pequenos institutos politécnicos.

Aumenta a atratividade do continente a oferta de bolsas de estudos por meio de programas destinados a estrangeiros, alguns mantidos por órgãos públicos dos países e outros concedidos por agências de fomentos e instituições de ensino. Há ainda três programas da Comissão Européia que podem beneficiar brasileiros.

O Programa de Mobilidade Acadêmica entre Brasil e União Européia, batizado Erasmus Mundus - External Cooperation Window, prevê a oferta de mais de 1.200 bolsas de estudos para universitários, pesquisadores e docentes brasileiros até 2010. O primeiro edital da iniciativa já foi encerrado, mas novo processo seletivo será realizado até o início de 2010.

Por intermédio do programa de cooperação regional entre União Européia e América Latina são oferecidas outras 495 bolsas. Há oportunidades para programas de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorados e intercâmbio de docentes nas mais variadas áreas. Os auxílios podem variar de 1 mil a 2.500 Euros. Para concorrer, os interessados devem estar vinculados a uma das instituições parceiras do programa. As primeiras bolsas do programa serão distribuídas no início do segundo semestre de 2009.

Estudantes brasileiros também podem participar do Programa Erasmus Mundus Global, que oferece bolsas para estrangeiros em diversas universidades européias. Há oportunidades para cursos de mestrado e doutorado nas mais variadas áreas. Mais informações sobre os programas promovidos pela Comissão Européia podem ser obtidos no site http://www.delbra.ec.europa.eu.

Confira aqui cerca de 60 programas de bolsas.

(Portal Universia)

Data: 03/07/2009