Equipe da Presidência visitará campus da UFCG em Pombal

Objetivo é verificar os preparativos para a inauguração das novas instalações pelo presidente Lula

Uma equipe da Presidência da República estará nesta quarta, dia 8, na cidade de Pombal, no Sertão paraibano, para discutir, juntamente com a direção do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Prefeitura Municipal, os preparativos para a inauguração das novas instalações do campus da UFCG na cidade. A equipe vai averiguar, dentre outras coisas, as condições de estrutura para recepcionar a comitiva do presidente.

Um grupo de profissionais da Prefeitura Universitária da UFCG seguirá no mesmo dia, de Campina Grande, para discutir com os assessores todos os detalhes técnicos da inauguração. Inicialmente, a data da solenidade seria o dia 26, em homenagem ao economista Celso Furtado (data de seu nascimento), natural da cidade, mas foi antecipada para o dia 17. “Por dois motivos: primeiro, devido à agenda do presidente; segundo, para coincidir com as festividades em comemoração à emancipação do município”, revelou o diretor do CCTA, Martinho Salgado.

CCTA

Numa área de 15,5 hectares, as novas instalações contam com 12 edificações padronizadas, entre elas, duas centrais de aulas, duas centrais de laboratórios, biblioteca, ambiente de professores, auditório e administração central. O CCTA já conta com três cursos em funcionamento (Agronomia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental) e mais três, recém-criados, que terão as aulas iniciadas no primeiro semestre de 2010 (os tecnólogos de nível superior: Tecnologia em Horticultura, Tecnologia em Processos Ambientais e Tecnologia em Agroindústria).

De acordo com Salgado, só ano passado, foram aplicados nas edificações quase R$ 2,4 milhões e mais de R$ 800 mil foram investidos em aquisição de equipamentos e de material permanente. Sobre a homenagem a Celso Furtado, Salgado diz que é mais do que justa, por ele ser um dos filhos mais ilustres de Pombal, que figura entre os maiores intelectuais brasileiros.

Instalado em 14 de agosto de 2006, o campus Pombal começou suas atividades absorvendo, por processo de transferência voluntária, 450 alunos oriundos da Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras (Fesc), onde funcionavam as faculdades privadas de Ciências Contábeis e de Agronomia. Em 2007 os dois cursos de Engenharia passaram a ser oferecidos na instituição.

Iniciando com 13 professores, cinco técnico-administrativos e aproveitando, por processo seletivo, 60% dos terceirizados das antigas faculdades, o CCTA conta hoje com 50 docentes concursados, a grande maioria doutores (até o final deste ano serão 96, meta do plano de expansão da UFCG), e com 25 técnicos, que chegarão ao total de 40, já no início de agosto deste ano. “Disciplinarmente e didaticamente, literalmente, estamos cumprindo nosso destino”, afirmou Salgado.

Celso Furtado

Um dos mais importantes intelectuais e estudiosos da realidade brasileira, Celso Furtado faleceu em 2004, aos 85 anos. Era considerado o "pai" dos chamados desenvolvimentistas, corrente que defende o planejamento econômico de Estado, a maior intervenção do governo na economia e a flexibilização da política de juros altos, de forma a promover maior crescimento econômico mesmo que isso signifique um aumento relativo da inflação.

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 06/07/2009