Comprov discutirá Vestibular 2010 no próximo dia 22

Adoção do Enem prejudicaria alunos da região, segundo o presidente da comissão

As fortes transformações no processo de acesso ao ensino superior no país, a pretensa unificação dos vestibulares, tendo o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério de classificação em algumas universidades, e uma reflexão sobre o Vestibular 2010 da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estão na pauta da reunião que Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) realizará no próximo dia 22, com os diretores das escolas de ensino médio e membros da Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário, lotados no campus Campina Grande. O encontro acontecerá às 9h, no auditório da Reitoria.

Marcos Gama, presidente da Comprov, afirmou que a reunião abordará os reflexos e os valores pedagógicos das mudanças no vestibular da UFCG: o fim do processo seriado (vestibular em duas etapas) e a utilização da nota do Enem no processo seletivo para o preenchimento das vagas remanescentes.

“O fim da primeira etapa foi uma decisão pedagógica, não uma sinalização de que iremos adotar o Enem como critério único ou parcial de classificação”, disse Gama, afirmando que o problema estava na falsa expectativa criada por alguns candidatos ao não ser eliminados. “Até uma média baixa, inexpressiva para concorrência, gerava o ‘já passou’ e os acomodava”, comentou, dizendo acreditar que essa seria uma das explicações para o péssimo rendimento de alguns na segunda etapa.

Enem prejudicaria alunos da região, diz Gama

O presidente da Comprov também compartilha da opinião do reitor Thompson Mariz, de não adotar o Enem, por acreditar que provocaria uma desleal concorrência dos candidatos de outros estados, especialmente do Centro-Sul, com os paraibanos no preenchimento das vagas dos considerados cursos de elite. “Além de sérios problemas técnicos para a execução do Enem”, considerou.

Para ele, essa “reserva” também se justificaria, não pela disparidade da qualidade do ensino, “que não está em discussão”, e sim pela desproporção do número de candidatos entre as regiões. “Comparando a quantidade de inscritos e vagas no vestibular 2009 para o curso de Medicina da UFCG e o da USP, por exemplo, houve um excedente de mais de 11 mil candidatos no vestibular paulista. Destes, boa parte seria de potenciais candidatos às nossas vagas”, argumentou.

Antes dessa reunião em Campina Grande, no dia 22, a Comprov estará se reunindo também com os diretores de escolas e membros da Câmara de Ensino nos demais campi. Dias 13 e 14 em Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras; e, no dia 16, em Cuité.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 07/07/2009