Projeto de bolsas de extensão terá prioridade, diz Michel Temer

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), disse que vai dar "prioridade absoluta" ao Projeto de Lei 7394/06, que cria o Fundo de Extensão da Educação Profissional e pode garantir recursos para um programa de bolsas de extensão, de forma a qualificar pessoas de baixa renda.

Temer fez o anúncio após um pedido de apoio feito pelo autor do projeto, deputado Ariosto Holanda (PSB-CE), na solenidade de abertura do Fórum Extensão Tecnológica dos Institutos Federais. Para Temer, o Brasil privilegiou o ensino superior ao longo do tempo e se esqueceu um pouco dos níveis intermediários de saber.

"E ao ouvir que há pequenos empresários que não vão adiante por não saber como resolver problemas de seus próprios negócios, vemos que o ensino tecnológico é importante para o desenvolvimento do País", disse.

O presidente do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), afirmou que é preciso resgatar a prática da extensão no Brasil, com as universidades participando da transferência de saber para a população mais carente. "Vamos resgatar essa imensa massa de brasileiros que ficaram à margem do progresso", disse.

O Fórum Extensão Tecnológica dos Institutos Federais ocorre neste momento, no auditório Nereu Ramos, foi promovido pelo Conselho de Altos Estudos da Câmara. Apoiaram o evento o Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Conif), com a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, com a Secretaria de Educação Tecnológica do Ministério da Educação e com a Secretaria de Políticas Públicas e Emprego do Ministério do Trabalho.

(Agência Câmara)

Data: 07/07/2009