topo_cabecalho
Globo Ciência 2009 faz programas sobre grandes cientistas do Brasil

Conjunto de vídeos será exibido na ExpoT&C, na 61ª Reunião Anual da SBPC

 

A série Globo Ciência de 2009 se alinhou à iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, que programou "Ciência no Brasil" como tema central da Semana Nacional de CT 2009, e vem produzindo e exibindo programas com perfis de grandes cientistas que atuaram no Brasil nos últimos dois séculos.

De norte a sul do país, Alexandre Henderson entrevista cientistas, que foram diretamente influenciados pelo legado desses grandes nomes, seus descendentes, familiares e discípulos, bem como historiadores da ciência conhecedores de suas obras.

O programa está também recheado com comentários atuais de cientistas "revendo" o que foi descoberto ou inventado pelo homenageado à luz de estudos contemporâneos. Isto permite que o público tenha informações sobre como ocorreu, e como ocorre, a produção de conhecimento s científicos no país e do quanto essas iniciativas impactam a vida de cada um.

Nos dois meses anteriores já foram exibidos programas sobre: Carlos Chagas, Johanna Döbereiner, Milton Santos, Fritz Muller, Josué de Castro, César Lattes, Maurício da Rocha e Silva, Paulo Freire, Nise da Silveira e Djalma Guimarães.  Na próxima Reunião Anual da SBPC em Manaus, entre 12 e 17 de julho, este conjunto de vídeos será exibido na ExpoT&C, no auditório do MCT.

Os programas do Globo Ciência são exibidos na TV Globo aos sábados (6h30) e no Canal Futura aos domingos (14h) e em outros horários durante a semana.

Os próximos programas a serem exibidos serão:

Futura: 04/jul: Gilberto Freyre; 11/jul: Fernando Lobo Carneiro; 18/jul: Leopoldo Nachbin; 25/jul: Oswaldo Cruz

TV Globo: 05/jul Gilberto Freyre; 12/jul Fernando Lobo Carneiro; 19/jul Leopoldo Nachbin ; 26/jul: Oswaldo Cruz


Data: 09/07/2009