topo_cabecalho
Grupo de Pesquisa da UFCG realiza visita técnica em Pernambuco

Objeto de estudo é o manejo da tração animal na região do município de Cachoeirinha

 

Acadêmicos do curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizaram, nesta semana, visita técnica à Feira do Couro e do Aço na cidade pernambucana de Cachoeirinha, a 174 km do Recife. Um dos objetivos foi coletar informações e conhecer as experiências do povo daquela região no manejo da tração animal e na fabricação das indumentárias para montarias “que possam promover melhorias na qualidade de vida dos carroceiros campinenses”, explica o professor Jógerson Pinto, que coordenou a visita.

 

O grupo de pesquisa, além da tração animal, também teve contato com os gestores de ações técnicas, educativas, sociais e ambientais identificando as experiências bem sucedidas na exploração dos artefatos de couro e derivados do leite.

 

“Cachoeirinha, além de ser conhecida como berço da tração animal e artesanato em couro, é reconhecida como a Cidade do Leite e terra dos queijos famosos, daí ser alvo de pesquisa em economia, comércio, pecuária e agricultura”, comentou o professor.

 

Integraram a equipe a professora Soahd Rached, da disciplina  Elementos de Máquinas, o bolsista do projeto de Extensão “Treinamento zoosanitário e de código de trânsito com condutores de carroças em Campina Grande”, Renan Soares, e o mestrando em Recursos Naturais, Veneziano Guedes. Jorgerson Pinto é professor da disciplina Tração Animal.

 

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)


Data: 10/07/2009