Pós-Graduação em Ciências Sociais realiza mais uma defesa de dissertação

Apresentação acontece na manhã desta sexta-feira.

Acontece nesta sexta-feira, 17, a partir das 10h, no auditório do Centro de Humanidades, no Hall das Placas da Universidade Federal de Campina Grande, a defesa de dissertação de Josilene Félix Marinho, aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFCG). "Participação e Controle Sociais no Sistema Público de Emprego: Um olhar a partir da Comissão Municipal de Emprego de Campina Grande" é o título do trabalho.

De acordo com a mestranda, o tema da participação e do controle sociais nas políticas públicas tem ganhado relevância no Brasil, nos últimos vinte anos, com a criação de espaços próprios para essas práticas, tomando como referência a Constituição Federal de 1988.

"Os espaços de participação e controle sociais na área das políticas públicas de emprego começaram a surgir nos anos 1990, dentro de um contexto político e econômico de desresponsabilização do Estado para com as questões sociais e de desregulamentação da economia, sob a influência do neoliberalismo", completou.

Josilene acrescenta que, por influência das conquistas sociais e políticas dos anos 1980, os processos de políticas públicas "constituíam-se como novidades no cenário político do país, um contraponto à cultura autoritária, patrimonialista e clientelista, ao sugerir elementos para uma nova cultura baseada em valores republicanos e democráticos".

"Esta dissertação tem como propósito realizar um reflexão sobre tais processos na área das Políticas Públicas de Emprego, Trabalho e Renda - PPETR, a partir da análise da experiência da Comissão Municipal de Trabalho, Emprego e Renda - CMTER, do município de Campina Grande, Paraíba", finalizou.

A Banca Examinadora será composta pelos doutores Roberto Véras de Oliveira (PPGCS/UFCG), Eliana Monteiro Moreira (DSA/UFPB) e Ramonildes Alves Gomes (PPGCS/UFCG).

(Franz Mikhailovitch - Assessoria de Imprensa do CH/UFCG)

Data: 16/07/2009