Professores do Ensino Médio participarão de curso na UFCG

Capacitação acontece na próxima semana e é voltada para docentes de Matemática

Professores do Ensino Médio de Campina Grande e região irão participar na próxima semana, de 20 a 24, na UFCG, campus Campina Grande, do Curso de Aperfeiçoamento de Matemática do Ensino Médio (CAPMEM), módulo VII-PB, que acontecerá no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega. O curso é gratuito e visa oferecer treinamento para os docentes da área, abordando assuntos relativos às três séries do segundo grau.

O curso será em módulos independentes, segundo adianta o professor Daniel Cordeiro de Morais Filho, da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística. Além do cuidado com os conceitos e com a visão crítica de cada tema, será discutida ainda a postura do professor ao ensinar os assuntos, oferecendo-lhes  sugestões para a atuação em sala de aula. Os professores também receberão instruções sobre como mostrar aos alunos a relevância do que ensinam, relacionando os temas entre si, bem como os relacionando com aplicações ao cotidiano.

O CAPMEM é realizado duas vezes por ano, durante uma semana, em tempo integral, e vem sendo oferecido desde 1990.  Atualmente, ele acontece em 26 universidades brasileiras, e, pela quarta vez, será oferecido na UFCG, através de uma parceria entre a Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística, o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Os professores selecionados, um total de 100, receberão todo material do curso, incluindo o livro a ser usado. Cada um dos módulos será realizado simultaneamente no IMPA, considerado o maior centro de Matemática da América Latina, e nas instituições participantes em todo Brasil. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo do Instituto, via teleconferências, utilizando a infra-estrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Os participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de "chat". Para o curso foram selecionados temas abordados no livro: Temas e Problemas Elementares, de Augusto César Morgado, Eduardo Wagner, Elon Lages Lima e Paulo Cezar Pinto Carvalho, publicado pela Sociedade Brasileira de Matemática. Vídeos dos módulos anteriores do curso podem ser visto e baixados gratuitamente na página eletrônica: http://strato.impa.br/.

Equipe

O curso contará com professores da UFCG e do IMPA. Renomados professores do Instituto, que vêm trabalhando em conjunto há vários anos, em atividades ligadas ao Ensino da Matemática, farão parte da equipe nacional. Os docentes do IMPA são: Eduardo Wagner, Elon Lages Lima (Coordenador Nacional), Luiz Henrique e Paulo Cezar Pinto Carvalho. Já a equipe da UFCG será composta por vários professores e pelo coordenador do evento, Daniel Cordeiro de Morais Filho.

O evento é financiado e apoiado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), ANP (Agência Nacional de Petróleo), VITAE - Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social e Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro

Maiores informações: (83) 3310.1112

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 17/07/2009