Portal deve chegar a 15 mil periódicos até o final do ano

250 universidades possuem acesso total ao Portal de Periódicos da Capes

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) conta, atualmente, com 13 mil periódicos e deve chegar até dezembro a um total de 15 mil.

A previsão de aumento foi apresentada pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães, na terça-feira, 14, durante conferência realizada na 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Manaus desde o dia 12. O evento segue até sexta-feira, 17.

Hoje, 250 universidades possuem acesso total ao portal. Por dia são contabilizados 165 mil acessos. Todas as áreas do conhecimento são contempladas com o portal, sendo 41% de humanidades.

Entre as novidades que estão em estudo para implementação pela Capes no portal está a Enciclopédia Britânica, em português, com conteúdo que compreende até a 4ª série do ensino fundamental. A proposta é que o acesso a este conteúdo seja disponibilizado em todas as escolas públicas do país.

Há ainda proposta, também estudo, de disponibilizar um curso de inglês online. O objetivo é auxiliar a qualificação de bolsistas, e até os não bolsistas, que têm acesso ao portal na melhoria do entendimento e da fluência no idioma. O sistema permitirá o monitoramento online do aluno de forma interativa.

SBPC

O estande da Capes na Mostra de Ciência e Tecnologia (ExpoT&C), feira da SBPC, conta, desde segunda-feira,13, com a visita de centenas de pessoas. São 65 instituições com estandes montados no Campus Norte da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), local de realização de todas as atividades da reunião anual.

O Portal de Periódicos é o assunto mais procurado pelos visitantes do estande. Além de uma apresentação que simula a pesquisa no Portal, as pessoas podem assistir e levar um DVD com um vídeo sobre a ferramenta. O vídeo também pode ser visualizado neste link.

A Capes levou para a feira publicações da instituição como a Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) e seus vários volumes, entre elas a 10ª edição, recém-lançada; o livro Diálogos Entre o Brasil e a França: Formação e Cooperação Acadêmica, de autoria de Carlos Benedito Martins, foi um dos mais procurados por professores, reitores e alunos de mestrado e doutorado da área de humanidades, principalmente história. A publicação mostra, em perspectiva secular, a extensão e a profundidade da presença francesa no Brasil. A publicação é de 2006.

Outra publicação também bastante procurada foi sobre um estudo chamado Ciência para um Brasil Competitivo - O papel da física. O estudo foi elaborado por uma comissão de físicos, formada por Adalberto Fazzio, da USP; Celso Pinto de Melo, da UFPE; Rita Maria de Almeida, da UFRGS; Roberto Mendonça Faria, da USP; Ronaldo Cintra Shellard, da PUC-Rio e CBPF; e coordenada por Alaor Chaves, da UFMG, sob encomenda do presidente da Capes, Jorge Guimarães.

O objetivo foi diagnosticar o porquê da pequena inserção da física no Brasil e propor ações para sanar esta deficiência. O livro com o diagnóstico foi publicado em 2008.

(Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 17/07/2009