topo_cabecalho
Plano de Formação de Professores oferece 1.591 vagas para docentes na Paraíba

Em todo o país, são oferecidas 51 mil vagas em 17 dos 21 estados

 

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica está oferecendo 1.591 vagas neste ano, para a graduação exclusiva de professores em exercício nas redes públicas estaduais e municipais da Paraíba. As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de julho na Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br). Em todo o país, são oferecidas 51 mil vagas em 17 dos 21 estados que já aderiram ao programa.

 

Na Paraíba, os cursos de graduação serão ministrados nas universidades Estadual (UEPB) e Federal da Paraíba (UEPB). A meta do plano, lançado em 28 de maio de 2009, é formar, entre 2009 e 2011, 330 mil professores que atualmente dão aulas sem licenciatura em várias partes do Brasil. Das vagas oferecidas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos à distância. O investimento do governo federal no plano é de R$ 1,9 bilhão.

 

O plano envolve quatro atores: o professor, que indica o curso que deseja fazer; a secretaria estadual ou municipal, que valida a inscrição e autoriza a participação no curso; a rede de instituições públicas de ensino superior, que matricula e faz a formação; e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que coordena todo o processo e avalia a qualidade.

 

Os cursos são oferecidos para educadores em exercício que ainda não têm curso superior (primeira licenciatura) ou que tenham graduação, mas que lecionam em áreas diferentes das que se formaram (segunda licenciatura), e bacharéis sem licenciatura, que precisam de estudos complementares para a habilitação do exercício do magistério.

 

A primeira licenciatura tem carga horária de 3.200 horas, sendo 2.800 horas de conteúdos e 400 horas de estágio supervisionado e a segunda licenciatura, 800 horas para curso na mesma área de atuação do professor ou de 1.200 horas para curso fora da área de formação.

 

Plataforma Freire

 

A Plataforma Freire, do Ministério da Educação, foi criada para servir como uma ferramenta de fácil acesso do professor, sendo também informativa. Ao acessar, os docentes podem encontrar na página, entre outras coisas, as tabelas com a previsão de oferta de cursos, as instituições e as modalidades de formação para o período 2009 a 2011.

 

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG, com informações do MEC)


Data: 20/07/2009