topo_cabecalho
Programa voltado à saúde pública lança edital

Pós-Doc SUS é resultado da parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) concretiza mais uma parceria com outros ministérios e setores governamentais nesta semana com a publicação do edital do Programa de Estágios Pós-Doutorais em Saúde Humana (Pós-Doc SUS). A cerimônia de lançamento acontece na quinta-feira, 23, às 15h no auditório do edifício-sede da Capes no Setor Bancário Norte, em Brasília, com a presença do presidente da Capes, Jorge Guimarães, e do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães.

 

O Pós-Doc SUS é resultado da parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação e tem como objetivo incrementar as ações de capacitação em áreas consideradas prioritárias no âmbito da pesquisa em saúde. Com duração de cinco anos, o programa vai oferecer 30 bolsas por ano, o que resultará em 150 pós-doutores na área de saúde em temas prioritários para o Sistema Único de Saúde (SUS). As linhas temáticas para 2009 são a pesquisa biomédica, saúde coletiva e o desenvolvimento de produtos industriais em saúde.

 

Na ocasião de anúncio do programa, em abril deste ano, o presidente da Capes, Jorge Guimarães, demonstrou contentamento com o programa e o caracterizou como mais um passo para os avanços em pesquisa e desenvolvimento no país. O caráter de parceria do novo edital é um dos destaques para o presidente. "Vislumbramos a verticalização dos recursos e hoje possuímos parcerias com quase todos os ministérios, nos mais diversos segmentos, com uma excelente aceitação da comunidade científica", ressaltou.

 

(Assessoria de Imprensa da Capes)


Data: 20/07/2009