Reitores da rede federal discutem em Brasília interação com sociedade

Dirigentes de Ifes estarão reunidos em Brasília, a partir desta quarta-feira, 22, até sexta, 24 de julho, para participar do VII Seminário Nacional do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)

A solenidade de abertura do encontro, quem tem como tema “A Universidade e suas Relações com o Meio Externo”, acontece na noite desta quarta-feira. Está prevista a presença dos ministros da Educação, Fernando Haddad, da C&T, Sergio Rezende, e do Planejamento, Paulo Bernardo Silva, entre outras autoridades.

O evento representa uma oportunidade para os dirigentes debaterem as diversas modalidades de interação das universidades com a sociedade, tais como a extensão universitária, os projetos de inovação tecnológica e o atendimento às demandas governamentais.

A secretária de Educação Superior, Maria Paula Dallari Bucci, destaca a importância do tema para a reestruturação da rede federal de educação superior. “Ao mesmo tempo em que ampliam sua interação com os diferentes atores sociais, tanto da iniciativa privada quanto do poder público, as universidades federais passam por um momento de afirmação e consolidação de sua autonomia administrativa e de gestão”, observa ela.

Na programação, estão previstos debates sobre temas como “A autonomia universitária e os projetos de pesquisa e extensão com financiamento externo”; “Ciência, pesquisa e inovação tecnológica: produtos acadêmicos, patentes e distribuição dos resultados” e “A universidade e sua contribuição às demandas governamentais para o desenvolvimento”.

Veja a programação do seminário: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/7_seminario_reuni_sesu.pdf

Data: 22/07/2009