Programa Fulbright-Sergio Vieira de Mello está com inscrições abertas até 15 de agosto

Iniciativa prevê a concessão de uma bolsa no valor de US$ 3 mil, por até três meses, e moradia no EUA

O Programa Fulbright-Sergio Vieira de Mello está com inscrições abertas até o dia 15 de agosto. A iniciativa é fruto de parceria entre a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright), a Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação (Andhep) e a Universidade de Notre Dame (ND).

Os objetivos do programa são: apoiar a participação de professores/pesquisadores brasileiros atuando em instituições brasileiras em atividades de docência e pesquisa na Universidade de Notre Dame; destacar no meio universitário e de pesquisa dos EUA a atuação de cientistas brasileiros atuando em instituições do país na área de direitos humanos; promover o mais alto nível de aproximação, diálogo e aprofundamento no conhecimento mútuo das respectivas culturas e sociedades; honrar a memória de Sérgio Vieira de Mello, eminente diplomata brasileiro e personalidade de destacada atuação no cenário mundial na promoção e proteção dos direitos humanos.

O programa prevê a concessão de uma bolsa no valor de US$ 3 mil, por até três meses; moradia na cidade de Notre Dame, EUA, compatível com o status de professor visitante estrangeiro na instituição; auxílio instalação no valor de US$ 2 mil; seguro saúde; passagem aérea de ida e volta; e acesso às instalações e serviços da Universidade de Notre Dame, tais como: escritório; internet, laboratórios, bibliotecas e demais meios necessários à efetiva consecução das atividades de docência e/ou pesquisas previstas pelo bolsista.

O candidato deve ter concluído doutorado antes do ano de 2005; possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade americana; possuir atuação acadêmica qualificada na área de direitos humanos e reconhecida competência profissional com produção intelectual consistente; ter fluência em inglês, compatível com o bom desempenho nas atividades previstas; não receber bolsa ou benefício financeiro de outras agências ou entidades brasileiras para o mesmo objetivo.

Mais informações sobre o Programa Fulbright-Sergio Vieira de Mello no site http://www.fulbright.org.br/bolsas31.html. Os contatos para esclarecimento de dúvidas são: (61) 3248-8603 e sergiovm@fulbright.org.br.

(Assessoria de Comunicação da Capes)

Data: 22/07/2009