UFCG vai ministrar pós-graduação em Brasília

Cooperação com a Anvisa deve implantada ainda este ano

O gerente-geral de Tecnologia de Produtos para Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Joselito Pedrosa, esteve na manhã dessa terça-feira, 28, com o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, para discutir a assinatura de termo de cooperação com a instituição para a realização de cursos, em Brasília, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais, específico para funcionários daquele órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

A minuta do projeto, que começará com uma turma de mestrado, será analisada pelas procuradorias federais de ambas as instituições. A perspectiva é de que no começo de 2010 a primeira turma de mestrandos já esteja em sala de aula.

A Anvisa vem executando um novo modelo de gestão, modernizando e qualificando seu pessoal para atender a demanda crescente na área de análise de produtos para a Saúde, área objeto do mestrado e doutorado, disse Pedrosa. Para ele, essa estratégia de qualificação dos profissionais encontra o suporte ideal na Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais da UFCG.

“Atualmente temos sete alunos de pós-graduação de Materiais conosco, contribuindo nas análises para registro de produtos. Uma comprovação inquestionável da qualidade acadêmica do programa”, disse.

O reitor Thompson Mariz, defendendo a parceira, disse que o papel da universidade é contribuir com a sociedade, participando de ações efetivas de interação com a sociedade. “Não teria sentido um patrimônio científico como a UFCG apenas realizando e publicando pesquisas”.

Além da abertura de turma de mestrado e, posteriormente, de doutorado, o termo de cooperação entre a Anvisa e UFCG poderá contemplar a utilização do Laboratório de Biomédica da Unidade Acadêmica de Materiais (UAEMa) para análise e certificação de produtos sujeitos a registro na Anvisa.

Também participaram do encontro, no gabinete do reitor, o gerente da área de materiais da Anvisa, Walfredo Calmon, a assessora da diretoria Anvisa, Viviane Viana, e o coordenador-administrativo da UAEMa, Marcus Vinicius Lia Fook.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 28/07/2009