Reitor da UFCG solicita intervenção do governador em resultado de concurso

Segundo Thompson Mariz, redação equivocada do edital acabou prejudicando alunos do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da instituição.

Em ofício encaminhado ao governador José Maranhão na semana passada, o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, solicita providências no sentido de preservar os direitos dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da instituição. O pedido deve-se ao impasse surgido com a realização do concurso público para seleção de professores de Filosofia e Sociologia para a rede estadual de ensino, cujo resultado foi divulgado no último dia 27 de fevereiro.

A questão está na redação do edital Nº 01/2008, que rege o concurso. No ofício, o reitor afirma que “a não contratação de candidatos egressos depois de 1998, conforme o edital em referência, sem citar em que normas, pareceres ou portarias do MEC se baseia, termina atingindo diretamente a UFCG e o seu alunado. Esse equívoco cria uma instabilidade entre os que optaram pelo Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, comprometendo a existência do próprio curso”.

Ele destaca que a “redação foi equívoca ao se basear em interpretação de pareceres e resoluções pretéritas do MEC, já superadas pela atual legislação”. Segundo o reitor, 99 candidatos foram classificados mas apenas 25 tomaram posse, porque egressos até 1998, e cerca de 15 recém-formados estão tentando exercer seus direitos de concursados e aprovados pela via da Justiça.

Ele apela ao governador para que intervenha na situação, a fim de “corrigir rumos, superando transtornos institucionais e equívocos de ordem legal, tratando nossos alunos e profissionais de ciências sociais com a mesma generosidade com a qual tratou os engenheiros, num caso parecido quando exercia mandato anterior de governador”.

O curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFCG foi fundado em 1962, contando, portanto, com quase meio século de existência, sendo o único curso da Paraíba em tal habilidade profissional e um dos mais antigos do país.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 28/07/2009