História Social do Campesinato é tema de conferência na UFCG

Evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFCG realiza na próxima quarta-feira, 5, a partir das 9h30min, no auditório da Biblioteca Central, no campus Campina Grande, a conferência intitulada História Social do Campesinato: Constituição do Campesinato no Brasil, a ser proferida pela Dra. Delma Pessanha Neves, professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A conferencista é graduada em Ciências Sociais, pela UFF, mestre em Antropologia Social (UFRJ) e doutora em Antropologia Social (UFRJ). Atualmente integra o corpo de docentes e orientadores do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFF.

Atua também como docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável na Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em estudos sobre Campesinato e reenquadramentos institucionais, desigualdades socioeconômicas e transmissão de legados culturais, com ênfase na análise de campos institucionais de filantropia e formas de inserção de jovens.

Dedica-se principalmente aos estudos dos seguintes temas: agricultura familiar, juventude, campesinato, gênero e pobreza.

Defesa de dissertação

"A 'Recuperação' de Assentamentos Rurais em Questão: a experiência do Assentamento Rendeira - Alagoas" é o título da dissertação da mestranda Franqueline Terto dos Santos, do PPGCS, cuja defesa acontece na próxima terça-feira, 4, a partir das 9h, no auditório da Biblioteca Central, no campus Campina Grande.

A Banca Examinadora será composta pelas doutoras Ramonildes Alves Gomes (PPGCS/UFCG) e Delma Pessanha Neves (PPGA/UFF), além do Dr. Luis Henrique Hermínio Cunha (PPGCS/UFCG).

(Franz Mikhailovitch - Assessor de Imprensa do CH/UFCG)

Data: 30/07/2009