Portal ultrapassa marca dos 15 mil títulos

O acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ultrapassou esta semana a marca de 15 mil revistas científicas com artigos em texto completo. O Portal de Periódicos passa a disponibilizar aos usuários 15.475 títulos. O aumento já havia sido anunciado pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães, durante conferência realizada na 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Manaus, no último dia 15. A ampliação é resultado das novas assinaturas feitas pela Coordenação em 2009.

Uma das novidades foi o acordo realizado entre a Capes e a Wiley-Blackwell (antiga Blackwell), que permitiu aumentar em mais de 400 periódicos a coleção assinada junto à editora norte-americana, passando para 1.243 títulos em todas as áreas do conhecimento. Além disso, a Capes assinou duas novas bases de dados: a Academic Search Premier e a Dentistry & Oral Sciences Source.

A Academic Search Premier é uma base de dados multidisciplinar que conta com mais de 2.500 periódicos em texto completo. Também está disponível referências e resumos de artigos publicados em mais de 8.450 títulos indexados. A coleção inclui as edições retrospectivas (backfiles) em formato PDF de mais de cem periódicos publicados a partir de 1975.

Sérgio Bonecker, professor e pesquisador vinculado o Laboratório Integrado de Zooplâncton e Ictioplâncton da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explica que a abrangência dos periódicos disponibilizados na Academic Search Premier certamente terá impactos positivos no ensino na produção científica das instituições usuárias do Portal. No caso das pesquisas feitas na sua área de atuação - biologia marinha e a oceanografia - Sérgio citou alguns títulos da nova coleção considerados importantes, como Marine & Freshwater Behaviour & Physiology, Marine Biology Research e Marine Biology Research.

Já a Dentistry & Oral Sciences é destinada a profissionais e pesquisadores da área de Odontologia. A base cobre referências e abstracts de 160 periódicos e de diversos livros eletrônicos, além dos textos completos de 134 revistas científicas direcionadas à pesquisa odontológica.

A Capes tomou a decisão de adquirir as duas novas coleções após avaliações feitas pela comunidade acadêmica, por meio de consultas a pesquisadores e os comentários enviados à Coordenação durante a disponibilização de Trials. Narcisa Amboni, Diretora da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), considera extremamente positiva a política da Capes de trabalhar em conjunto com as instituições usuárias no desenvolvimento do acervo do Portal de Peródicos. "Quando há o envolvimento da comunidade universitária nessas decisões, há também um comprometimento dessas instituições e, automaticamente, a responsabilidade no uso e divulgação das novas coleções".

Sobre o Portal de Periódicos

O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que disponibiliza informações científicas de alta qualidade para mais de 250 instituições de ensino e pesquisa no Brasil. Além de revistas, científicas, o acervo do Portal conta com bases referenciais, patentes, livros, normas, estatísticas e material audiovisual.

(Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 31/07/2009