Aberta a inscrição para a 1ª Olimpíada de História

Competição é promovida pela Unicamp

Estão abertas as inscrições para a 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), promovida pelo Museu Exploratório de Ciências, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento tem o patrocínio e investimentos de R$ 100 mil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT).

Podem participar alunos de escolas públicas e privadas da 7ª série do ensino fundamental e das demais séries do ensino médio. O formulário e o boleto de inscrição já estão disponíveis no site do Museu . A inscrição vai até 1º de setembro. A taxa é de R$ 15  para as equipes de escolas públicas e R$ 35 para as escolas particulares.

De acordo com a diretoria do Museu, por existir poucos eventos nas áreas humanas, a Unicamp resolveu criar a olimpíada dividida em seis fases, sendo cinco on-line e uma presencial. Os ganhadores receberão medalhas e certificados. Cada equipe deve ser composta por quatro participantes, sendo obrigatória a presença de um professor de História.

Segundo a coordenadora do projeto, Cristina Meneguello, a olimpíada é um evento inédito, principalmente na área de História e ocorre graças ao investimento financeiro do CNPq. O Museu custeará com a verba a viagem de uma única equipe de escola pública, por região, que tiver atingido a maior nota até a quinta fase da competição para participar da etapa presencial que será na Unicamp nos dias 14 e 15 de novembro.

Mais informações no site da Unicamp.

(MCT)

Data: 05/08/2009