Professora da UFCG lança livro sobre urbanismo em evento internacional

Ideologia da Casa Própria... Sem Casa Própria, de Mariana Bonates, analisa o Programa de Arredamento Residencial do Ministério das Cidades

Na próxima terça-feira, 18 - durante o I Seminário Internacional de Ambientes Urbanos e uUrbanidades, que acontecerá em João Pessoa -, a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mariana Fialho Bonates, estará lançando o livro Ideologia da Casa Própria... Sem Casa Própria, que faz uma análise do Programa de Arredamento Residencial (PAR) do Ministério das Cidades, no cenário das políticas habitacionais. O lançamento acontecerá às 10h30min, no hall do Centro de Tecnologia da UFPB.

A partir de um estudo de caso na capital do estado, a pesquisadora analisou o PAR em relação à dinâmica de crescimento urbano, nos seus aspectos operacionais, locacionais e arquitetônico das habitações. O livro também faz uma leitura do papel do estado na produção habitacional e as políticas implantadas pelo governo brasileiro de 1937 a 2006. “É um panorama da produção de conjuntos habitacionais, suas características, especificidades e impactos na cidade”, frisou Mariana Bonates.

Seminário Internacional Arcus

Objetiva contribuir para a compreensão da cidade contemporânea e, ainda, das novas ‘urbanidades’ que nela emergem. O encontro é uma iniciativa do Projet Arcus Rhône-Alpes/Brésil, um programa de colaboração científica entre universidades brasileiras e francesas. A partir de uma temática mais geral - Formas Territoriais de Organização Coletiva -, serão montadas três linhas de discussão: Conflitos urbanos contemporâneos; Qualidade de vida urbana e cidade sustentável; e Dispositivos técnicos, disposições sociais: em direção de qual(is) urbanidade(s) ?. O Seminário Internacional de Ambientes Urbanos e Urbanidades será realizado na UFPB, de 17 a 19 deste mês.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 13/08/2009