Educadores de escolas públicas aprendem a combater as drogas

Curso capacitará este ano 25 mil educadores de todo o país

Professores, coordenadores e diretores de escolas públicas das séries e anos finais do ensino fundamental e do ensino médio farão curso de formação em prevenção ao uso de drogas a partir desta segunda-feira, 17. O Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas capacitará este ano 25 mil educadores de todo o país.

O curso é uma parceria do Ministério da Educação com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. A abertura da terceira edição ocorrerá às 17h, no auditório do Ministério da Educação.

Promovido pelo projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, que integra o Programa Saúde na Escola, do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o curso será realizado pela Universidade de Brasília (UnB).

A formação dos profissionais de educação para a prevenção visa fortalecer a redução de riscos e danos associados ao uso de drogas pelos jovens estudantes da educação básica, além de reafirmar a escola como um espaço privilegiado de ações preventivas e de promoção à saúde dos escolares.

Com carga horária de 120 horas, duração de quatro meses e certificado de extensão universitária expedido pela UnB, o curso é ofertado na modalidade de educação a distância. Os participantes receberão materiais didáticos individuais – um livro e um DVD – que serão encaminhados para o endereço da escola.

Para obter o certificado, os educadores deverão apresentar um projeto de prevenção para ser aplicado na escola.

(Assessoria de Imprensa da SEB)

Data: 17/08/2009