topo_cabecalho
Prostituição na Era do “Ouro Branco” é tema de livro da UFCG

Lançamento de O doce veneno da noite acontece na próxima segunda, 24.

 

Um painel fascinante sobre a história da prostituição em Campina Grande, entre as décadas de 1930 e 1950 - auge da chamada Era do “Ouro Branco”, quando a cidade era a segunda maior exportadora de algodão do mundo - poderá ser visto em O doce veneno da noite, livro de autoria da historiadora Uelba Alexandre do Nascimento, que a Editora da Universidade Federal de Campina Grande (EDUFCG) lança na próxima segunda, dia 24, às 19h, no Centro de Extensão do campus Campina Grande.

 

“É o 49º título que lançamos, em quatro anos de existência. Esperamos contar com a presença de todos que amam a leitura, o conhecimento e a história de Campina Grande”, convida Antonio Clarindo, diretor da EDUFCG. Ele explica que o livro aborda as práticas cotidianas da prostituição, analisando astúcias e estratégias usadas pelas profissionais do sexo para escaparem ou burlarem a rede de controle que a justiça e a sociedade tentavam lhes impor.

 

A obra é resultado de uma longa pesquisa, que incluiu fontes como processos-crime, livros de memórias e entrevistas. “O livro lança luz sobre a história de mulheres que, de outra forma, permaneceriam no anonimato como "mulheres infames", nos dois sentidos do termo: desonra e esquecimento”, comenta Clarindo.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 19/08/2009