Candidatos a medicina têm as melhores oportunidades em seleção unificada

Quem está prestando o Enem pode concorrer a vagas em dez universidades federais

Quem está prestando o Enem neste ano pode concorrer, pelo sistema unificado de seleção, a dez federais que foram muito bem avaliadas pelo Ministério da Educação.

Essas federais, que estão em quatro Estados --Minas, Rio, Paraná e Rio Grande do Sul--, obtiveram notas 4 e 5 em um índice criado pelo MEC, que varia de 1 a 5.

Unifesp e UFBA não estão nessa lista porque, embora bem avaliadas, seus cursos mais importantes não participam do processo de seleção do Enem.

Na Unifesp, o Enem será usado como única forma de ingresso em 19 dos 26 cursos. Nos mais concorridos, como medicina e enfermagem, a instituição aplicará uma outra prova.

Das 55 federais do país, 53 já tiveram as suas graduações avaliadas pelo Enade --ficaram de fora Unipampa e UFABC, recém-criadas e ainda sem alunos concluintes.

Nas dez universidades procuradas pelo Fovest, as principais estrelas são os cursos da área de saúde, principalmente de medicina.

Rômullo Marino, 19, que tenta medicina pela segunda vez, já está sendo beneficiado pelo sistema unificado do Enem. Em 2008, ele teve que escolher entre a UFRGS e a UFMG porque os exames eram no mesmo dia. "Com o novo Enem, as datas coincidem menos."

Rômullo está disposto a se mudar se passar em uma universidade de outro Estado. "Medicina tem muito disso, de ir para fora. São Paulo é muito concorrido", diz.

Um dos alvos dele é a UFCSPA (Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), que usará o Enem como seleção. A instituição teve nota máxima em avaliação do MEC, assim como o seu curso de medicina.

Maria Terezinha Antunes, pró-reitora de graduação da UFCSPA, diz que a universidade já é muito procurada por alunos de fora --12% do total.

"Essa mobilidade de estudantes se dá majoritariamente na medicina", diz.

O mesmo ocorre na Ufpel, de Pelotas (RS). Ali, os cursos de medicina, direito e odontologia são os mais procurados por quem é de fora --60% dos alunos não são de Pelotas.

(Folha Online)

Data: 18/08/2009