Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física terminam nesta quinta

Podem participar alunos regulamente matriculados no Ensino médio ou que estejam cursando o nono ano.

As  inscrições para a 11ª Edição da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) foram prorrogadas até esta quinta, dia 20 e as provas da 1ª fase foram adiadas para o dia 29 de agosto.

De acordo com o regulamento, os professores de escolas de Ensino Médio que desejarem que seus alunos participem da OBF 2009 devem fazer seu cadastramento no site http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/. Depois de credenciados os professores poderão inscrever quantos alunos desejarem participar.

As inscrições são gratuitas e pode participar qualquer aluno regulamente matriculado no Ensino médio ou que esteja cursando o nono ano.

O projeto de divulgação científica do Curimataú Paraibano, sob a coordenação do professor da UFCG Rafael Rodrigues, e o projeto de Ensino de Física no Curimataú Paraibano, sob a coordenação do professor Luis Alberto, darão apoio à realização da OBF nas regiões do Brejo e do Curimataú da Paraíba. O coordenador da OBF na Paraíba é o Prof. Dr. Mauro Kyotoku  (mkyotoku@fisica.ufpb.br).

O objetivo da competição é despertar e estimular o interesse pela física, assim como proporcionar desafios aos estudantes, aproximar a universidade do ensino médio e identificar os estudantes talentosos, preparando-os para as olimpíadas internacionais.

A OBF é organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2008, foram inscritos cerca de 200 mil alunos, com a participação de 4800 escolas. A organização prevê um aumento de 10% nas inscrições para a OBF 2009.

Data: 19/08/2009