topo_cabecalho
Especialistas debatem papel da universidade da integração

1º Colóquio Internacional Educação para a Integração Latino-Americana vai até sábado, dia 22, em Foz do Iguaçu (PR) e faz parte da série de atividades de implantação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)


O encontro começou nesta quinta-feira, dia 20. Nele, serão debatidos temas como o papel da universidade nos processos de integração, a universidade latino-americana diante da globalização e da sociedade do conhecimento, o conhecimento acadêmico e sua difusão e experiências regionais de integração.

Além de especialistas brasileiros, confirmaram presença representantes de universidades da Argentina, Colômbia e Venezuela. Também participam dos debates autoridades da área, como Michael Apple, especialista em política educacional e professor catedrático da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) e do Instituto de Educação de Londres; Susan Robertson, professora de sociologia da educação da Universidade de Bristol (Inglaterra); Gustavo E. Fischman, professor da Universidade do Arizona, e Ronald Glass, professor da Universidade da Califórnia (EUA).

O colóquio tem transmissão ao vivo, em português e espanhol, na página eletrônica da Unila.

Na quarta-feira, dia 19, também em Foz do Iguaçu, foi oficialmente instalado o Conselho Consultivo do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea), órgão encarregado de definir os cursos de graduação e pós-graduação da nova universidade. O conselho será integrado por especialistas da área de educação de 25 países.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC)


Data: 20/08/2009