Hospital Universitário da UFCG comemora Dia do Psicólogo com evento cultural

Programação inclui lançamento de livro e de peça teatral

O Dia do Psicólogo, 27 de agosto, será comemorado nesta quinta-feira no auditório do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da UFCG, em Campina Grande, com um evento cultural, científico e festivo. A aula especial do curso Humanização, Ética e Psicologia: Qualidade na Saúde terá início às 19h com a exibição de um vídeo de lançamento da peça Divas no Divã, de Chris Linnares, seguida do lançamento do livro A cirurgia de Vivi, de autoria de seis psicólogas que atuam no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa.

A programação será encerrada com um coquetel, que terá como ingresso simbólico a doação de brinquedos para a Brinquedoteca da Ala Pediátrica do HUAC.

A peça

Segundo o psicólogo Eugênio Felipe, que ministra o curso de capacitação, a peça Divas no Divã apresenta temas atuais e divertidos relacionados ao comportamento humano. Com uma abordagem leve e descontraída, o texto aborda os desafios da vida quotidiana. “Trata-se de uma conversa informal, em que entretenimento e reflexão se completam”, comenta. A peça tem direção de Rogério Matias e participação especial de Julio Braggion e Marcelo Boffa.

O livro

Escrito a 12 mãos, A cirurgia de Vivi – Como ajudar uma criança a enfrentar uma cirurgia é fruto das experiências de Laura Helena Kumamoto (coordenadora), Nara da Nóbrega, Cláudia Targino, Lívia Jardim, Rossana Figueirêdo e Suele Soares na preparação psicológica de pacientes da Unidade de Pediatria e do Centro Cirúrgico do HULW, abordando aspectos objetivos e subjetivos do procedimento capazes de auxiliar na elaboração adequada desta difícil vivência.

O curso

O curso de capacitação Humanização, Ética e Psicologia: Qualidade na Saúde é promovido pela Coordenação de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFCG, através do Programa de Desenvolvimento de Talentos da instituição. É ministrado desde o mês de abril a 31 profissionais do HUAC e seu término está previsto para o próximo mês de setembro.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 25/08/2009