topo_cabecalho
UFCG sedia III Fórum de Gestores Federais

Coleta seletiva nos órgãos públicos foi o tema principal

 

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) sediou na manhã desta quinta-feira, 27, o III Fórum de  Gestores Federais de Campina Grande. O evento ocorreu no auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega e reuniu os gestores dos órgãos públicos federais instalados na cidade, além do representante do Comitê Interministerial de Inclusão Social de Catadores de Materiais Recicláveis do Ministério do Desenvolvimento Social, Francisco Nascimento.

 

Em pauta, o Sub Sistema de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS) e o Decreto Nº 5940, que instituiu a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal.

 

Assinado pelo presidente Lula em outubro de 2006, o decreto determina que os órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta devem implantar a separação dos resíduos recicláveis descartados, na fonte geradora, destinando-os para a coleta seletiva solidária.

 

A coleta seletiva já é realizada na UFCG desde 1993, “contribuindo com a conservação do planeta e para a integridade dessa gente que sobrevive da coleta”, explica a presidente da Comissão Coordenadora do Processo de Coleta Solidária, Luiza Cirne, da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola.

 

Semanalmente são coletados, no campus Campina Grande, 700 quilos de material reciclável, que são encaminhados à Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis (Cotramare) para triagem e comercialização.

 

(Antonio Marcos - Ascom/UFCG)


Data: 27/08/2009