Projeto da UFCG participa de Exposição de Modelismo

O GC 820 Galo de Campina ficará exposto até a próxima quinta no Shopping Luíza Motta

O Fashion Mall do Shopping Luíza Motta será ocupado, até a próxima quinta-feira, 3 de setembro, por dezenas de aviões, carros, barcos e locomotivas. Tudo em miniatura, claro. Trata-se da I Exposição de Modelismo do shopping, que deve atrair centenas de curiosos e fãs dessa prática. Será possível apreciar desde caças da 2ª Guerra Mundial a automóveis em escala reduzida, tudo com uma riqueza de detalhes impressionante, além de aeromodelos radio-controlados.

Uma equipe de alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participa do evento com o GC 820 - Galo de Campina, aeromodelo desenvolvido no âmbito do projeto Parahyasas. “Haverá sempre uma equipe no local, dando informações sobre o projeto e tirando dúvidas sobre o funcionamento da aeronave”, explica o aluno Rafael Dutra, do curso de Engenharia Mecânica.

A exposição estará aberta ao público neste sábado, das 10h às 18h; no domingo, das 14h às 18h; e de segunda à quinta, das 12h às 18h.

Projeto Parahyasas

Dezesseis estudantes estão integrados ao projeto, coordenado pelo professor Raimundo Nonato Calazans. Treze do curso de Engenharia Mecânica e três de Engenharia Elétrica.

Idealizado em 2003, o projeto começou a ser executado em 2005, com a aprovação do projeto A Ciência, a Tecnologia, a História e as Técnicas das Aeronáuticas em Escolas Públicas de Ensino Básico pelo CNPq, que liberou os primeiros recursos.

Até a conclusão do protótipo, o projeto passou por várias etapas, com o apoio do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), ao qual a Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica está integrada. Além das atividades de laboratório, a equipe também teve que mergulhar em cursos de projetos aerodinâmicos de asas e outros conhecimentos de Engenharia Aeronáutica.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 28/08/2009