Documentário campinense participa do 3º Festival de Curtas de Cabo Frio

Filme tem como co-roteirista a professora Soahd Rached, da UFCG

O documentário campinense Da Voz Libertadora à Voz do Cariri está entre os 21 filmes selecionados para a Mostra Competitiva Curta Digital do 3º Festival de Curtas de Cabo Frio, que acontece até o próximo domingo, 13, no Rio de Janeiro.

Uma das três produções nordestinas classificadas este ano, o filme concorre nas categorias Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Roteiro e Melhor Curta-Metragem, além do troféu Caiçara, principal premiação do evento. A exibição acontece nesta quinta-feira, 10, às 21h, no Teatro Municipal de Cabo Frio.

Dirigido por Flávio Alex Farias, do Instituto Geográfico e Histórico do Cariri Paraibano, que divide a roteirização com a professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Soahd Rached Farias, o documentário conta a história dos 60 anos da Difusora Voz do Cariri da cidade de Boa Vista, situada a cerca de 170 Km da capital paraibana, sua importância histórica, programa de calouros e interação com a comunidade. O filme é uma produção do Pólo Multimídia da UFPB.

Em 20 minutos, o curta traz entrevistas com ouvintes e calouros que, com inferências musicais, ajudam a contar a história protagonizada pelo antigo operador, então locutor e proprietário da difusora, Moacir Sampaio, que faleceu em abril passado, aos 75 anos.

“Outro prêmio conquistamos, além da seleção para o festival: podermos homenageá-lo em vida com esse documentário”, disse a co-roterista Soahd Rached, registrando que ele mantinha a programação musical utilizando os antigos LPs.

Outro registro histórico importante é a mudança do nome da difusora para a Voz do Cariri, em 1964, após visita dos militares, por acharem que a Voz Libertadora lembrava “ideais comunistas”.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 08/09/2009