topo_cabecalho
Museu Interativo do Semiárido promove três exposições no Shopping Boulevard

Eventos integram programação da 3ª Primavera dos Museus

 

O Museu Interativo do Semiárido (Misa) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está com três exposições, até o domingo, dia 13, numa programação alusiva à 3ª Primavera dos Museus, que este ano traz o tema Museus e Direitos Humanos. O Misa levará ainda ao Shopping Boulevard Campina Grande as exposições Viver e Compreender o Semiárido, Traços do Semiárido e Revelando as Belezas do Semiárido.

 

A exposição Traços do Semiárido, do artista Jorge Elô, está sendo lançada neste evento. São 20 quadros que mostram através de desenhos em grafite, imagens da região semiárida: o homem do campo, os animais, transportes, a caatinga, habitação, entre outros aspectos do cotidiano no Sertão.

 

Em Revelando as Belezas do Semiárido o Misa apresenta 30 fotos do Semiárido tiradas por fotógrafos amadores, finalistas do concurso de fotografias realizado pelo museu no final do ano passado.

 

A exposição Viver e Compreender o Semiárido preserva a história e a cultura do povo nordestino, através e painéis explicativos autodidáticos sobre o Semiárido: a geologia, a flora e fauna, habitação, paisagens, além de objetos do cancioneiro popular.

 

Fazem parte do acervo da exposição itinerante do Misa peças em barro, madeira, roupas de couro, móveis e utensílios domésticos e de trabalho do homem do campo, que mexem com o imaginário social, remetendo aos ambientes bucólicos da Caatinga e à história dos antepassados.

 

O Museu do Semiárido está expondo também peças e objetos feitos com sisal, por moradores de Cuiuiu, zona rural de Barra de Santa Rosa, e uma mostra de cordéis de autoria de Manoel Monteiro. As exposições estão abertas ao público nos horários de funcionamento do shopping.

 

(Helda Suene - Assessoria de Comunicação e Eventos do MISA_Peasa/UFCG)


Data: 10/09/2009