Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico oferece bolsas nas áreas de música, artes plásticas e design

Inscrições até 19 de outubro

São oferecidas bolsas com duração de um ano em universidades e escolas superiores de música (Musikhochschulen) ou de artes (Kunsthochschulen).

Podem candidatar-se jovens graduados nos últimos seis anos em música, artes plásticas ou design e que não estejam morando há mais de um ano na Alemanha. Dentre os músicos, há prioridade para candidatos com idade até 30 anos.

O primeiro passo para os interessados em participar da seleção é contatar um professor na Alemanha com quem deseje estudar, de nacionalidade diferente da do candidato. O docente deve emitir carta de aceitação do estudante, a ser anexada à candidatura.

A documentação específica da área de música (gravação e partituras) não pode ter sido realizada há mais de um ano. No caso das artes plásticas, deve-se dar preferência à produção dos últimos dois anos. O material precisa ser datado e conter todas as especificações técnicas utilizadas.

Já o nível de conhecimento da língua alemã depende do orientador ou das normas da instituição de ensino escolhida. A bolsa inclui um curso prévio de alemão com duração de quatro meses. O candidato deve informar-se também sobre eventuais provas de conhecimentos e habilidades específicos para admissão na instituição alemã.

A lista dos documentos e dos requisitos exigidos para apresentar a candidatura à bolsa está disponível em http://rio.daad.de/shared/pos_graduacao.htm.

Data: 10/09/2009