UFCG entrega computadores a nove escolas de Ensino Médio

Escolas integram projeto Praça da Engenharia, que vai beneficiar cerca de 10 mil alunos

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) entregou na tarde desta sexta-feira, 11, os primeiros equipamentos que vão servir para as atividades acadêmicas dos alunos matriculados no Ensino Médio das nove escolas participantes do projeto Praça da Engenharia, que está sendo construída no campus de Campina Grande.

A idéia é promover uma maior interação da universidade com o Ensino Médio e incentivar qualitativa e quantitativamente a demanda de alunos para os cursos da área de ciências exatas. O projeto irá beneficiar cerca de 10 mil alunos.

O reitor Thompson Mariz, que presidiu a solenidade, destacou o projeto como uma iniciativa pioneira, “que servirá para abrir ainda mais as portas da universidade para a sociedade”. Convidou os participantes do projeto a conhecerem as instalações e laboratórios da instituição, “vivenciando o espaço onde são desenvolvidas as pesquisas que fazem da UFCG um dos melhores centros científicos do país”, disse.

O equipamento entregue será usado na realização das atividades do projeto da UFCG desenvolvidas nas escolas. Foram entregues, a cada estabelecimento de ensino três microcomputadores, um compartilhador de acesso à internet (switch), uma bancada para os três micros e 100 metros de cabo com terminais para instalação de rede interna de dados.

A Praça da Engenharia envolve 19 unidades acadêmicas da UFCG. Das nove escolas parceiras, sete são de Campina Grande, uma de Olivedos e outra de Cabaceiras. Dezenove professores da universidade, sendo oito engenheiros e outros de Física, Matemática, Estatística, Ciências Atmosféricas, Desenho Industrial e Sistemas de Computação, além de dois funcionários, irão participar das atividades do projeto.

As instalações físicas estão orçadas em mais de R$ 400 mil e os recursos são oriundos do Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A Praça vai funcionar numa área de 600m², ao lado do bloco CB, com uma estrutura formada por um espaço térreo e uma cobertura, que será usada para a exposição dos trabalhos.

Jornada das Profissões

Neste sábado, dia 12, como parte das ações do projeto, será realizada no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, a partir das 8h, a I Jornada das Profissões, direcionada aos líderes de turma das escolas parceiras e tem como objetivo propiciar uma maior interação dos estudantes do Ensino Médio com o ambiente universitário.

(Kennyo Alex e Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 11/09/2009