topo_cabecalho
MCT lança Mapa de Ações Sociais

Instrumento reúne investimentos no âmbito de CT&I para o desenvolvimento social

 

O Ministério da C&T lançou o Mapa de Ações Sociais, que reúne investimentos e recursos no âmbito de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para o desenvolvimento social. As ações estão divididas em 16 áreas temáticas, fornecidas pela Secretaria de C&T para a Inclusão Social (Secis), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no período de 2003 a 2008.

 

Além disso, informa o número de ações dentro do Programa do Governo Federal, "Territórios da Cidadania". Este Programa foi criado em 2008 com a participação de 60 territórios rurais do país. Este ano, o número de territórios passou para 120. O investimento será de R$ 23,5 bilhões em 180 ações, envolvendo 22 ministérios do governo Federal.

 

Para o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, "o mapa de ações sociais do ministério é de fato um instrumento de transparência das ações desta pasta no conjunto de políticas voltadas para a inclusão social, sobretudo, no que se refere à difusão da ciência e o acesso ao conhecimento e à tecnologia. Mais que prestar contas, estes conteúdos disponibilizados, especificam a execução dos programas e ações, consolidando os compromissos do Plano de Ação: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (PACTI 2007-2010)".

 

O Mapa é focado na prioridade 4 do Plano de Ação do ministério, que visa promover a popularização e o aperfeiçoamento do ensino de ciências nas escolas, bem como a difusão de tecnologias para a inclusão e o desenvolvimento social.

 

O Mapa de Ações Sociais está disponível em: http://www.mct.gov.br/mapadesenvolvimentosocial/

 

(Assessoria de Comunicação do MCT)


Data: 11/09/2009