Exposição na UFCG marca 10 anos de convênio com a ANP

Mostra acontece até o dia 22 no hall da Biblioteca Central

O Programa de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo e Gás da Agência Nacional de Petróleo (PRH-ANP) comemora os seus dez anos com uma série de eventos e exposições nas 23 instituições com as quais possui convênio. Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a exposição itinerante acontecerá a partir da próxima quarta-feira, 16, até a terça, 22, no hall da Biblioteca Central. Serão expostas as pesquisas científicas dos seus 36 programas, com destaque para as realizadas na unidade da UFCG, o PRH-25.

Em cada exposição, a comunidade acadêmica tem oportunidade de conhecer a história do programa, os benefícios que traz para a sociedade, as formas de participação e os trabalhos produzidos pelos bolsistas. Com duração de cinco dias, intercalando datas, apresenta trabalhos técnicos e experimentos desenvolvidos para o aprimoramento das indústrias do petróleo, gás natural e biocombustíveis. Os visitantes têm acesso ao “hotsite” e recebem material promocional da ANP.

O coordenador do programa, na UFCG, Francisco Antonio Morais, disse que essa celebração carrega consigo expressiva demonstração do quanto o programa tem produzido de avanços tecnológicos e científicos. “Não só a comunidade acadêmica, mas toda a comunidade estudantil, especialmente os do Ensino Médio, deve prestigiar a exposição, pois ela pode despertar projetos e vocações”, salientou.

A exposição, que começou no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, segue um circuito por 23 instituições até o próximo dia 30 de outubro, encerrando na Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

PRH

De 1999 a 2008, a ANP destinou R$ 164 milhões e mais de 4.500 bolsas para seus 36 programas em 23 instituições, promovendo a formação e qualificação de graduandos, mestrandos e doutorandos. A ênfase é nas Engenharias (do Petróleo, dos Materiais, Química, Mecânica, Metalúrgica) e nas Geociências (Geologia e Geofísica). Também há oportunidades em Direito, Economia, Matemática e Computação.

Os resultados do programa justificam as comemorações. Vários prêmios nacionais e internacionais foram conquistados por seus bolsistas e a taxa de empregabilidade é alta, 70% dos profissionais estão inseridos na indústria do petróleo e dos biocombustíveis.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 14/09/2009