Professor da UFCG apresentará trabalho em congresso internacional de Direito

Evento acontece de 24 a 27 de novembro na UFPE, em Recife

O professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Paulo Henriques da Fonseca, do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), campus de Sousa, no Sertão, vai coordenar a sessão temática "Movimentos Sociais e Decisão Jurídica", no “Congresso Internacional Sociedade, Direito e Decisão em Niklas Luhmann", que acontecerá de 24 a 27 de novembro deste ano, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.

A participação do professor Paulo Henriques será no dia 27 e será prestigiada por pessoas de várias nacionalidades. Três trabalhos de professores e alunos do CCJS foram aprovados e serão apresentados no evento. Professores do Chile, México e Alemanha já confirmaram presença e apresentarão trabalhos.

O Congresso será realizado na Faculdade de Direito do Recife (FDR) e terá como conferencista homenageado, o professor Claudio Souto, doutor e livre-docente em Direito pela UFPE e doutor em Sociologia pela Universidade de Bielefeld, Alemanha. Souto é conhecido por ter realizado pesquisas e publicado livros e artigos no Brasil e no exterior.

Entre os conferencistas, os professores Ciro Marcondes Filho (USP), Fernando Campello (UFPE), Germano Schwartz (Esade/RS), Leonel Severo Rocha (Unisinos/RS), Luciano Oliveira (UFPE) e Juliana Neuenschwander (UFRJ). O Congresso Internacional Sociedade, Direito e Decisão em Niklas Luhmann é promovido pelo do Moinho Jurídico, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Centro de Ciências Jurídicas da UFPE (CCJ).

A programação inclui apresentação de trabalhos em sessões temáticas sobre os temas: Epistemologia e Decisão; Teoria do Direito e Decisão Jurídica; Teoria Crítica e Decisão Jurídica; Constituição, Direito e Política; Movimentos Sociais e Decisão Jurídica e Discurso; Pragmática e Decisão Jurídica. Serão ainda promovidos workshops com professores estrangeiros.

Niklas Luhmann

Niklas Luhmann foi um sociólogo alemão, considerado hoje um dos mais importantes representantes da Sociologia alemã. Adepto do pensamento sistêmico, Luhmann teorizou a sociedade como um sistema autopoiético, e, ao empregar essa teoria, conseguiu reduzir a complexidade social, contribuindo para uma mudança no ensino do Direito, permitindo a construção de um sistema jurídico dinâmico mais adequado à sociedade atual. Luhmann, morreu em 1998, na Alemanha, aos 71 anos de idade.

Informações sobre o evento: www.moinhojuridico.ufpe.br.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 14/09/2009