Equipe da UFCG é finalista do Prêmio Ethos-Valor 2009

Trabalho aborda a coleta seletiva em empresas de Campina Grande

Uma equipe de alunos e professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é uma das três finalistas, na categoria Mista & Temática, do Prêmio Ethos-Valor, 9ª Edição. A lista foi divulgada pelo instituto Ethos e pelo jornal Valor Econômico. São 15 os trabalhos finalistas, sendo seis na categoria Professores, seis na Estudantes e três na categoria Mista & Temática. No total, foram inscritos 259 projetos.

O trabalho da UFCG, intitulado Coleta Seletiva nas Empresas e Fortalecimento dos Catadores da Cotramare, é de autoria dos estudantes Edivan Ferreira de Lacerda, Polyana Tarciana Araújo dos Santos e Vitória Queirós Celestino, e dos professores Luiza Eugenia da Mota Rocha Cirne e Marx Prestes Barbosa, da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola.

“A solução dos problemas de saneamento básico, dentre eles, a geração, a coleta e a destinação final dos resíduos sólidos urbanos é um dos grandes desafios para Campina Grande”, explica o professor Marx Prestes, cujo trabalho destaca as ações realizadas em empresas privadas da cidade, visando à recuperação dos resíduos sólidos reversos na fonte geradora e sua destinação aos catadores da Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis (Cotremare).

Segundo Prestes, o resultado se traduz na melhoria das condições de trabalho dos catadores, no resgate da cidadania e estima dessas pessoas, “além da recuperação dos resíduos como matéria prima, alimentando o segmento das empresas de recicláveis e incrementando a economia do município”, comentou.

O Prêmio

O Prêmio Ethos-Valor é um concurso de trabalhos acadêmicos sobre responsabilidade social empresarial e sustentabilidade aplicada às empresas, destinado a professores e estudantes universitários. Em sua 9ª edição, quer mobilizar e aprofundar conhecimentos disseminando o conteúdo da Carta da Terra, aproximando ainda mais a pesquisa universitária do desafio da implementação de uma gestão sustentável das empresas.

Na categoria Mista & Temática, grupos formados por no máximo cinco pessoas (incluindo obrigatoriamente professores e estudantes) inscreveram trabalhos sobre Como as Empresas Podem Contribuir para a Redução da Pobreza. O tema foi escolhido por meio de uma ampla consulta a empresas e profissionais que trabalham com responsabilidade social empresarial.

Os trabalhos finalistas serão apresentados durante um seminário, que será encerrado com a cerimônia de entrega do Prêmio, no próximo dia 14 de outubro, no Sesc Paulista, em São Paulo.

Como finalista, a equipe da UFCG foi contemplada com diplomas de Menção Honrosa, convite para o Curso de Formação de Multiplicadores da Responsabilidade Social Empresarial (válido apenas para um dos estudantes, representando o grupo) e publicações do Instituto Ethos.

A equipe vencedora, além de receber o Troféu Prêmio Ethos-Valor, será contemplada com uma inscrição gratuita para a Conferência Internacional de Empresas e Responsabilidade Social 2010 (válida apenas para um dos professores do grupo); publicação do artigo em livro comercial e assinatura do jornal Valor Econômico.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 16/09/2009