Divulgada a lista de aprovados na 2ª etapa do Prime

Foi divulgada na manhã desta sexta, 18, a lista com os nomes dos empreendimentos inovadores aprovados na 2ª etapa do Programa Primeira Empresa Inovadora - Prime que subemeteram suas propostas na Fundação PaqTcPB. A instituição é uma das 17 âncoras selecionadas, pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCT) para operar o programa.

Para se ter uma ideia, de acordo com os dados fornecidos, das 193 empresas que se inscreveram no programa através da Fundação PaqTcPB, 112 empresas de vários Estados foram aprovadas para prosseguirem com uma capacitação em empreendedorismo, marketing e finanças. Desse total, 95 empreendimentos conseguiram aprovação nesta 2ª etapa. Este número representa um marco importante para a história da Incubadora Tecnológica de Campina Grande.

Para a diretora geral da Fundação PaqTcPB,Francilene Garcia, esse sucesso é resultado do esforço conjunto de quatro incubadoras (Incubadora Tecnológica de Campina Grande - ITCG, Núcleo de Incubação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET-RN, Incubadora de Empresas de Alagoas da Universidade Federal - INCUBAL/UFAL, Incubadora Empresarial Tecnológica da Fundação Educacional Jayme Altavila - IET/FEJAL) e de seus parceiros da Região Nordeste, atuantes no apoio ao empreendedorismo inovador com foco nos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas.

Francilene Garcia destaca que "o empenho dos parceiros foi um ponto bastante importante em todo o processo de avaliação, que contou com a relevante parceria da UFCG, UEPB, UFPB, FACISA, FAPERN, UNIUOL, FIP, SEBRAE/RN, SEBRAE/PB, FIEP e BNB", enfatizou a diretora.

Sobre o Prime

Trata-se de um programa inovador criado pela FINEP para apoiar empresas nascentes inovadoras no Brasil. Para isso, são consideradas elegíveis empresas de ZERO a 24 meses de existência cujos projetos possuam alguma inovação (produto, processo, organizacional, marketing) que operem alguma transformação de conhecimento.

Pela primeira vez na história, 6 mil e 480 empresas inovadoras podem ser beneficiadas com Editais em 2008, 2009 e 2010. Serão R$ 780 milhões em operações com o kit PRIME, totalizando a cifra de R$ 1,56 bilhões de investimentos em empresas inovadoras nos próximos cinco anos.

No primeiro ano de operação do Prime, cada empresa selecionada poderá contar com R$ 120 mil, em recursos não-reembolsáveis do Programa de Subvenção Econômica à Inovação. Essa verba poderá ser utilizada, basicamente, para apoio ao empreendedor e gestor do negócio e, ainda, para contratação de consultorias de mercado em áreas de gestão consideradas relevantes para a empresa. No segundo ano do Programa, a empresa também poderá se beneficiar de um crédito adicional de mais R$ 120 mil, do Programa Juro Zero. Nesse caso, o financiamento será devolvido em 100 vezes sem juros.

Para conhecer os empreendimentos aprovados clique aqui!

(Geneceuda Monteiro)

Data: 18/09/2009